A SHELTER mapeou a região do Morumbi focando na localização de edifícios com uma unidade por andar, são muitos.
São edifícios cujas unidades têm grandes áreas úteis, a grande maioria torre única, condomínio rateado por poucas unidades, o que encarece demais o valor condomínio.
Com o condomínio altíssimo e o IPTU também, esses imóveis perderam bastante o valor de venda, distorcendo em relação ao valor venal no cadastro da PMSP.
A SHELTER está contatando os proprietários desses apartamentos visando à redução do IPTU, com base na legislação, que na verdade consiste em adequar o valor venal no cadastro da PMSP em relação a realidade de comercialização na região.
A título de exemplo, em outras regiões do município de São Paulo, são vendidos apartamentos semelhantes pelo dobro do preço do que é vendido no Morumbi, já o IPTU o valor é igual ou até inferior.
Observem que, um apartamento no Morumbi que é comercializado por um milhão, há casos que o valor venal na PMSP é de dois milhões, em outras regiões há casos inversos, valor venal um milhão e comercializado por dois milhões, nesse caso paga-se no Morumbi quatro vezes do que é pago em determinadas regiões.
Os moradores estão receptivos e anseiam pela redução do IPTU, esse tributo tem um peso enorme no orçamento mensal familiar e a sua cobrança está, por demais, injusta em relação as outras regiões.